Topo

Fluminense joga mal, perde para o Santos e mantém situação dramática

Do UOL, em São Paulo

24/11/2013 18h59

O Santos não tem mais chance de se classificar à Copa Libertadores, e também não briga contra o rebaixamento. O Fluminense, no entanto, corre risco de disputar a Série B em 2014. Neste domingo, os dois clubes se enfrentaram em Presidente Prudente e, mesmo sem maiores ambições, o Santos saiu vitorioso, por 1 a 0. O clube carioca perdeu a chance de se distanciar da degola e agora dá contorno dramático à luta contra o rebaixamento.

O Santos dominou toda a partida. Na primeira etapa, fez pressão e ficou próximo de marcar em diversos momentos. Faltou aos atacantes Thiago Ribeiro e Geuvânio acertarem a pontaria. Foram diversas chances desperdiçadas, e outras tantas que pararam nas mãos do goleiroDiego Cavalieri, do Fluminense, que terminou o jogo como destaque da partida.

O Fluminense não jogou na primeira etapa. Simplesmente assistiu ao Santos e tentou parar as investidas do adversário. Mas o Santos também não soube aproveitar. O time visitante não teve volume de jogo e poderia ter cedido o gol mais facilmente se tivesse enfrentado maior pressão.

Técnico do Santos apenas até o fim do ano e já ciente da própria saída ao término do Brasileirão, o técnico Claudinei Oliveira foi expulso ainda durante o primeiro tempo por conta de reclamações à arbitragem.  

Dorival Júnior, técnico que vinha com excelente campanha de recuperação no Fluminense, mexeu mal no time durante o intervalo. Tirou o atacante Samuel para inserir o volante Valencia, mesmo diante de pouco volume de jogo. A mudança colocou a equipe ainda mais para trás e atraiu o Santos, comandado por Claudinei Oliveira do alambrado e pelo auxiliar Marcelo Fernandes do banco de reservas.

O gol santista saiu com Thiago Ribeiro. Arouca e Geuvânio fizeram excelente jogada pelo lado direito do setor ofensivo, trocaram passes rápidos enquanto invadiram a área, antes do volante cruzar para Thiago completar: gol que não faz a menor diferença na vida do Santos, mas que pode ter mudado o futuro do Fluminense.

Com a vitória, o Santos se mantém na briga contra São Paulo e Corinthians pelo posto de melhor clube paulista no Brasileirão de 2013. Na próxima e penúltima rodada, os dois clubes jogam como mandantes. O Santos leva a partida para São José do Rio Preto, onde enfrentará o Atlético-PR. O Fluminense terá o Atlético-MG pela frente, em partida que acontecerá no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 FLUMINENSE

Local: Estádio Paulo Constantino, em Presidente Prudente (SP)
Data: 24 de novembro de 2013 (Domingo)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL)

Cartões amarelos: Mena e Arouca (Santos) / Rhayner e Digão (Fluminense)
Gols: Thiago Ribeiro

SANTOS: Aranha, Cicinho (Bruno Peres), Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena (Emerson); Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro e Geuvânio. Técnico: Claudinei Oliveira

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Igor Julião, Leandro Euzébio, Anderson e Digão; Edinho (Marcelinho), Jean e Wagner; Rhayner, Samuel (Valencia) e Rafael Sobis (Biro Biro). Técnico: Dorival Júnior